out 062013
 

Matéria e fotos: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com

Veículo circulará durante todo o mês nas principais linhas

Começou a circular neste domingo nas ruas e avenidas da cidade um ônibus diferenciado. Sua cor vibrante com toda a certeza chamará a atenção de quem diariamente costuma utilizar o serviço de transporte coletivo.

A Viação Noiva do Mar, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, também está inserida na campanha internacional denominada Outubro Rosa, que dedica o mês para os cuidados e prevenção ao câncer de mama. Para isso, a empresa pintou um dos veículos de sua frota com a cor da mobilização e o mesmo circulará durante o mês nas principais linhas operadas no município.

Os demais coletivos estão desde o dia primeiro rodando com um laço rosa no para-brisa, considerado o símbolo da campanha. O apoio à causa estende-se ainda aos principais prédios públicos, que foram totalmente iluminados com a cor.

O laço rosa é considerado o símbolo da campanha

Considerado o segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos registrados a cada ano. No entanto, se diagnosticado em tempo hábil, as chances de cura são maiores.

Em nosso país as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente por que a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

Relativamente raro antes dos 35 anos, esta espécie de câncer tem sua incidência rápida e progressiva após esta faixa etária e sua ocorrência se dá tanto nos países desenvolvidos como nos em desenvolvimento. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nas décadas de 60 e 70, registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência, ajustadas por idades nos registros de câncer de base populacional, nos mais diversos continentes. Somente em 2012 foram registrados 52.680 novos casos e em 2010 o número de mortes chegou a quase 13 mil pessoas.

Se o outubro é rosa, o novembro é azul! Criado com o objetivo de combater o câncer de próstata, o mês tem como missão motivar a população masculina a realizar os exames preventivos. No Brasil, a doença é a mais comum entre os homens, estando apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos que estão em desenvolvimento. Estaria surgindo um ônibus azul para o mês de novembro?

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos

Somente em 2012 foram registrados 52.680 novos casos


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044