jan 262013
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar;

Fotos: José Silveira.

rodrigo@papareianews.com

Pela primeira vez uma aeronave deste porte pousa em Rio Grande.

Tudo encaminhava-se para ser mais um sábado de verão, entretanto uma cena bastante curiosa chamou a atenção dos Riograndinos e especialmente dos moradores dos arredores do aeroporto, na tarde de hoje um avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira pousou em solo papareia transportando militares para uma visitação a um navio da Marinha que está atracado no Porto Novo. Foram utilizados dois ônibus e vans para conduzir o efetivo até o destino final.

Muitas pessoas aglomeraram-se nas grades para acompanhar a operação de desembarque de bagagens e materiais diversos. É a primeira vez que uma aeronave deste porte chega a Rio Grande e trouxe com ela o olhar admirado de crianças, jovens e adultos acostumados com a rotina tranquila do aeroporto local. O fotógrafo José Silveira registrou os momentos que podem ser acessados clicando aqui.

Segundo o site de informações Wikipédia, a aeronave de origem americana, fabricada pela empresa Lock Heed Martin, entrou em operação no ano de 1956 com a missão de substituir os antigos C-47 e C-119 utilizados pelos Estados Unidos no transporte de tropas.

A relação dele com o Brasil remonta o ano de 1964, quando chegaram os primeiros exemplares adquiridos para a locomoção de soldados. Dentro do projeto C-130 existem ainda os modelos SC-130, utilizado para busca e salvamento e o KC-130, destinado para o reabastecimento de aviões em voo.

Existiram na história da Força Aérea 29 aeronaves da linha C-130, destas 23 encontram-se em plena operação.

SAIBA MAIS:

Além das funções exercidas, o Hércules é responsável ainda pelo apoio ao Programa Antártico Brasileiro, lançamento de paraquedistas e transporte de cargas.

Momento histórico levou várias pessoas ao aeroporto.

Mesmo em voo é possível ver as dimensões do cargueiro militar.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044