jun 272013
 

Matéria e fotos: Rodrigo de Aguiar.

rodrigo@papareianews.com

Espaço conhecido como Nave Central contará com árvores verdadeiras e aberturas de vidro que otimizam a luz natural

Uma obra gigantesca! Diariamente um time de trabalhadores ergue as estruturas do primeiro shopping center da cidade. Ocupando a área que antigamente pertencia ao Jockey Clube, o Praça Rio Grande chega para movimentar uma região até então pouco explorada economicamente. O vai e vem de máquinas e caminhões carregados de materiais impressiona, parece que não estamos em Rio Grande.

Certo é que a comunidade ainda duvida que este empreendimento venha a funcionar. A resposta para esta momentânea incerteza tem um motivo: o período de estagnação financeira vivido pelos riograndinos nos últimos vinte anos.

O desenvolvimento proporcionado pela instalação do Polo Naval e o crescimento populacional, ocasionado pela vinda de mão-de-obra de fora, fez com que ocorresse um inchaço e a descentralização é um dos caminhos para a solução de problemas como este.

O shopping Praça Rio Grande é um projeto desenvolvido pela empresa 5R Shopping Centers, uma empreendedora que atua nas áreas de desenvolvimento, administração e comercialização, já tendo lançado diversos shoppings pelo Brasil.

Na manhã de ontem fomos recebidos no canteiro de obras pela assessora de imprensa do shopping, Tyele Antonacci, e pelos engenheiros Flávio Menna Barreto e Luiz Fernando Beugger para uma visita com o objetivo de acompanharmos o andamento das obras e registramos imagens.

A escolha por Rio Grande se deu pelo fato do município contar com o maior índice de desenvolvimento do Brasil atualmente. Com isso, a 5R planeja entregar à comunidade um espaço de muito lazer e diversão, conforme informou a assessoria do empreendimento.

No momento, cerca de 60% da construção está concluída. De acordo com os engenheiros, deverá estar totalmente pronta em outubro de 2013. Para chegar ao atual estado foram necessários seis meses de preparação do solo e cerca de um ano de estacamentos.

Local onde em breve estarão instaladas as seis salas de cinema na configuração “stadium” onde as cadeiras serão dispostas em forma de arquibancadas

Enquanto caminhávamos pelas estruturas era possível perceber a localização exata de cada loja âncora ou satélite, assim como dos restaurantes, supermercado e praça de alimentação. Estão previstas também a criação de seis salas de cinema que contarão com acomodações do modelo “stadium”, ou seja, com a disposição das cadeiras em forma de arquibancadas.

As seis salas contarão, ainda, com sistema de áudio totalmente digital, sendo o segundo do Brasil com esta tecnologia. A administração está a cargo da empresa Cinesystem.

Perguntados sobre o sentimento de participarem efetivamente da concretização deste projeto, os engenheiros Flávio e Luiz compararam as obras a um ser vivo, crescendo mais a cada dia. Beugger acrescentou que, por ser o primeiro shopping da região, a integração com a cidade e sua comunidade é muito importante.

DEPOIS DE CONCLUÍDO, PRÉDIO LEMBRARÁ A LIGAÇÃO DA CIDADE COM A ATIVIDADE MARÍTIMA:

Rio Grande terá sua ligação com o mar e as atividades dele decorrentes também retratadas ao longo da decoração do shopping. Segundo Tyele, logo na entrada, um farol em tamanho real recepcionará os clientes e visitantes. Duas grandes estruturas, que abrigarão lojas-âncoras, possuem o formato de silos, e o espaço hoje conhecido como Nave Central lembrará um armazém portuário, com seu revestimento formado por pequenos tijolos.

Neste mesmo local serão plantadas árvores verdadeiras e o teto contará com aberturas de vidros, otimizando, assim, a iluminação natural. Em boa parte, a estrutura será revestida por uma manta termoacústica que regulará a temperatura do ambiente. Sistemas de ar condicionado também estão sendo instalados.

ESTACIONAMENTO PARA MAIS DE 2.000 VEÍCULOS:

Se você neste momento está se perguntando como estacionar, fique tranquilo! No futuro shopping, um espaço com capacidade para aproximadamente dois mil veículos está sendo preparado para melhor acomodar as pessoas que preferirem visitar o Praça de carro. “Este local tem uma peculiaridade: não será necessária a criação de um estacionamento subterrâneo, diante deste amplo e plano terreno”, disse o engenheiro Beugger.

SUPERMERCADO TAMBÉM CONFIRMA PRESENÇA:

Área destinada ao supermercado Guanabara

Quem pensava que shopping era um lugar apenas para divertimento está enganado: ele servirá como um verdadeiro centro comercial. A rede de supermercados Guanabara terá, pela primeira vez em sua história, uma loja neste formato. Para buscar experiência e uma estrutura adequada aos clientes deste tipo, executivos da rede buscaram inspiração em grandes cidades brasileiras, e trarão para Rio Grande algo jamais visto, conforme informaram os engenheiros responsáveis.

A comunidade em breve poderá acompanhar mais de perto a realização das obras. Após a conclusão da pavimentação do estacionamento, o muro virado para a Rua Saturnino de Britto será derrubado, aproximando, assim, as relações de ambos os lados.

A falta de investimento por parte da CEEE por força da não exploração econômica da região, fez com que tivesse de ser criada uma subestação de energia que, além de abastecer o shopping e suas lojas, ficará sob os cuidados da companhia de energia para também beneficiar a população ao redor do prédio.

Gostaríamos de agradecer à 5R Shopping Centers pela oportunidade de conhecermos as novas instalações, à assessora Tyele Antonacci, e aos engenheiros Luiz Fernando Beugger e Flávio Menna Barreto pela receptividade e simpatia na transmissão das informações.

Cerca de 60% das obras já estão concluídas, segundo os engenheiros responsáveis

Vai e vem de máquinas e caminhões carregados impressiona


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044