nov 102013
 

Matéria e fotos: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com

Adquirido da empresa Machado Júnior, de São José do Norte, o Quindim realiza atualmente passeios durante a FENADOCE

O nome é bem sugestivo: Expresso Quindim. A coloração amarela do antigo Chevrolet lembra o principal e mais gostoso doce produzido na cidade de Pelotas, no sul do estado. Adquirido da empresa Machado Júnior, de São José do Norte, o Quindim realiza atualmente passeios durante a FENADOCE, evento este que movimenta ainda mais a economia e o turismo pelotense. Conhecida como a capital nacional do doce, a relação de Pelotas com estes produtos é de longa data. Relatos contam que sua origem teve a influência de Portugal, país onde era intensa a produção de tais guloseimas.

O final da escravidão foi o estopim para o declínio das charqueadas, com isso o surgimento dos frigoríficos acabaram fornecendo subsídios para a projeção nacional dos doces. A partir da década de 1920, passou−se a divulgar comercialmente em todo o Brasil a tradição doceira, que até então estava restrita ao interior dos casarões. Aproximadamente nesta mesma época, os imigrantes alemães, pomeranos e franceses, que viviam em Pelotas, passaram a cultivar frutas de clima temperado,  principalmente o pêssego, na região colonial da cidade. Esta e outras frutas começaram então a ser comercializadas ao natural e também na forma de doces, geléias, conservas e pastas.

O Sr. Francisco Oliveira adquiriu em 2004 o Quindim. Após um ano de reformas, o Chevrolet já estava nas ruas realizando os passeios turísticos pelo centro histórico de Pelotas

É com base neste título da cidade que o Sr. Francisco Oliveira adquiriu em 2004 o Quindim. Após um ano de reformas, o Chevrolet já estava nas ruas realizando os passeios turísticos pelo centro histórico de Pelotas. Segundo ele, a intenção era transformar o veículo em algo que tivesse a identidade da cidade e aliado a sua cor preferida: o amarelo. De posse disso, bastou apenas realizar a pintura e batizar o Chevrolet de Expresso Quindim, que por onde passa chama a atenção de todos, possibilitando uma verdadeira viagem no tempo.

O veiculo, por ser destinado ao turismo, recebeu algumas modificações em seu interior: um sistema de áudio foi instalado para que as informações dos prédios e casarões pudesse ser passada com mais clareza, novos bancos e piso foram colocados visando um melhor acomodamento do turista. Ao ser questionado sobre qual a importância do Quindim em sua vida e de qual tipo de passeio gosta de realizar, seu Chico respondeu que ele é o seu brinquedo e o que lhe deixa feliz é poder levar a criançada para uma viagem na história do município.

Acompanhados por uma guia, as crianças conhecem um pouco mais da história de Pelotas e podem interagir com a arquitetura dos prédios, contribuindo assim para o desenvolvimento das futuras gerações. Quem quiser contratar o veículo para um passeio pelo centro histórico de Pelotas basta entrar em contato pelo número (53) 99811624, falar diretamente com seu Chico e agendar seu city tour.

A intenção era transformar o veículo em algo que tivesse a identidade da cidade e aliado a sua cor preferida: o amarelo

Quem quiser contratar o veículo para um passeio pelo centro histórico de Pelotas basta entrar em contato pelo número (53) 99811624, falar diretamente com seu Chico e agendar seu city tour


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044