fev 082014
 

Matéria e fotos: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com

Pedaço de um dos troncos que caiu nos últimos dias 

Aparentemente parece ser mais uma praça comum entre as que conhecemos na cidade do Rio Grande, entretanto a Praça Barão de São José do Norte esconde um enorme perigo: árvores centenárias estão perdendo sustentação e simplesmente caindo, colocando em risco a vida de quem diariamente circula por aquele local. A equipe de reportagem do blog Papareia News recebeu a informação de que este fato estaria acontecendo com frequência e foi até lá não demorando muito para constatar o problema.

Quando chegamos fomos conversar diretamente com taxistas de um ponto instalado há muitos anos naquele espaço e os profissionais, que não quiseram conceder entrevista, confirmaram o relato da comunidade e ainda apresentaram quais as árvores mais problemáticas, entre elas uma que fica localizada em cima de uma parada de ônibus. Um dos motoristas disse ainda que há poucos dias uma árvore próxima à esquina com a Rua General Canabarro caiu e funcionários da prefeitura apenas fizeram o corte e deixaram os enormes troncos atirados no chão, obstruindo um dos diversos caminhos desta praça peculiar.

O movimento que a praça recebe não é muito diversificado, circulam por ali funcionários que trabalham no hospital Santa Casa, os taxistas, pacientes de outras cidades que chagam para a realização de tratamento médico e a comunidade ao redor, número este que não diminui o risco de queda e de ferimentos graves. Outro agravante é com relação aos bancos, que ficam dispostos abaixo das grandes sombras proporcionadas por estas árvores, um atrativo a mais para quem caminha com este calor e procura uma forma de descanso para recuperar as energias.

Ponto de ônibus fica bem próximo desta enorme árvore

Esta praça pode ser caracterizada como peculiar por conta de seu formato: por estar próxima a uma das principais ruas de acesso ao centro da cidade, ela é dividida em duas partes, mas o perigo praticamente a unifica. Do outro lado da rua está instalada a parada de ônibus, que de tempos em tempos é utilizada pelos usuários do transporte coletivo para o desembarque de quem trabalha ou está visitando parentes nos hospitais ali próximos.

De acordo com os taxistas que conversamos no início da reportagem, a árvore que fica bem em cima do ponto de ônibus está com seu tronco praticamente oco e pode vir a baixo a qualquer momento. Ainda segundo eles, um trailer de lanches, localizado ao lado direito de quem vai em direção ao centro, também já foi atingido por pedaços que caem com força e por qualquer motivo.

Procuramos a Secretaria de Município do Meio Ambiente, responsável pela poda de árvores, para saber se é do conhecimento da pasta o perigo que elas estão causando a quem diariamente circula por aquele local e se existe alguma programação de corte e remoção daqueles enormes troncos. No entanto os telefones disponibilizados não atendem e até o fechamento desta matéria não havíamos conseguido contato.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044