nov 192013
 

Matéria e fotos: Setor de comunicação Prefeitura Municipal

papareianews@papareianews.com

Na clínica os pacientes serão atendidos pelo médico Antônio Jorge Pereira Santos, de Bagé, e caso seja necessário os pequenos já saem do local com o óculos

A Secretaria de Município da Saúde inaugurou na manhã desta terça-feira (19) dois consultórios oftalmológicos itinerantes para atendimento à população rio-grandina. A cerimônia ocorreu no Centro Integral de Atenção a Criança e ao Adolescente (Caic) e reuniu autoridades do setor. A iniciativa é uma parceria do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Governo do Estado e Prefeitura através das pastas de Saúde e Educação.

O objetivo dos consultórios é atender cerca de 120 alunos ao mês, integrantes doPrograma Saúde na Escola (PSE) e cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado em parceria com o Projeto Olhar Brasil. Os estudantes passam por triagens onde o professor pode encaminhá-lo à unidade de saúde para realização da pré-avaliação para posteriormente encaminhar o jovem ao consultório. Na clínica os pacientes serão atendidos pelo médico Antônio Jorge Pereira Santos, de Bagé, e caso seja necessário os pequenos já saem do local com o óculos.

Os dois consultórios estão localizados no Caic porém atendem bairros como Vila Maria, São Miguel, Bosque, Castelo Branco, Santa Rosa, Cidade de Águeda, Profilurb, Junção, Trevo e Bernadeth. No segundo momento o objetivo é instalar os consultórios em outros bairros.

Autoridades comemoram o lançamento

O prefeito em exercício, Eduardo Lawson, participou da cerimônia e comentou sobre o projeto. “Este é um grande momento para o município. Espero que possamos avançar ainda mais, pois o serviço é de grande importância para a comunidade”.

A iniciativa é uma parceria do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Governo do Estado e Prefeitura através das pastas de Saúde e Educação

A gestora da SMS, Vera da Silva, também alegrou-se com o lançamento e ressaltou o orgulho da situação. “É muito importante proporcionarmos educação de melhor qualidade para os alunos. A visão em perfeitas condições também faz parte desse suporte já que muitas vezes os estudantes têm dificuldade na sala de aula devido aos problemas de visão”, avaliou.

A diretora do HU, Helena Vaghetti acrescentou que a aquisição dos equipamentos representa uma grande conquista. “É um momento de felicidade pois poderemos oferecer tratamento rápido e com qualidade para os alunos” avaliou.

A visão da comunidade

O pequeno Otávio Silveira foi o primeiro a realizar os testes no consultório itinerante e recebeu a boa notícia de que não precisará usar óculos. A mãe do menino, Marcia Silveira, acompanhou a consulta e aprovou a iniciativa. “É uma ótima ideia, muito boa mesmo. Vai ajudar muito as crianças que precisam usar óculos e muitas vezes não sabem”.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044