Arquivo  

Loading ...
   

Horário do meu ônibus!  

   
Anuncie Aqui!
   
Anuncie aqui - Lateral Retangulo
   

Acesso temporario  

   

DIA NACIONAL DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR FOI COMEMORADO EM RIO GRANDE COM A CAPACITAÇÃO DA POPULAÇÃO

Postado por em em Geral
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Acessos: 365
  • 0 Comentários
  • Denunciar este artigo

b2ap3_thumbnail_11960526_10207198608105259_98580902_o.jpgO shopping Praça Rio Grande concentrou durante todo o dia de ontem as atividades integrantes do Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar. O evento, que ocorreu simultaneamente em outros municípios brasileiros, foi organizado pela Liga do Trauma da Universidade Federal do Rio Grande e contou com a participação significativa dos visitantes do centro comercial.

Montado estrategicamente no corredor da porta farol, o circuito, composto por diversos estágios, foi percorrido de forma gradativa pelos participantes e em cada um deles manequins representavam crianças, jovens e adultos e os procedimentos de reanimação eram explicados de forma clara e objetiva pelos estudantes de medicina. A parada cardiorrespiratória é a causa mais grave de perda de consciência, levando à interrupção do fluxo sanguíneo cerebral e caso as manobras de ressuscitação não sejam iniciadas de maneira imediata, as chances de morte da vítima crescem consideravelmente.

A parada pode acontecer em pessoas de qualquer idade, no entanto ela ocorre mais comumente em adultos, mas antes é preciso reconhecer os sinais que a caracterizam: diante de uma pessoa inconsciente, chame-a vigorosamente. Se ela não responder ou respirar, as suspeitas podem se confirmar; acione imediatamente o serviço de emergência e solicite um desfibrilador automático, encontrado nos locais de maior concentração de público.

Enquanto isso devem ser observados os seguintes passos para reanimação antes da chegada do socorro médico: as mãos de quem está prestando o primeiro atendimento devem ser posicionadas no centro do tórax da vítima (traça-se uma linha entre os mamilos e outra perpendicular na linha do umbigo); os braços devem estar esticados e os ombros posicionados em cima das mãos; com os dedos cruzados, comprima o peito de forma rápida e profunda com o peso do seu corpo, em movimentos contínuos por aproximadamente dois minutos. Caso a chegada da ambulância demore, é recomendado o revezamento com outra pessoa.

De acordo com o organizador do evento, Andrey Barros, a procura pela capacitação foi extremamente satisfatória e serviu também para atualização dos profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. No ano passado, mais de 300 pessoas passaram pelo treinamento e os números de 2015 serão conhecidos nos próximos dias.

b2ap3_thumbnail_11973414_10207198603865153_1743675893_o.jpgAinda conforme Barros, “segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia acontecem, em média, no Brasil, 100 mil paradas cardiorrespiratórias e cerca de 84% delas ocorrem fora dos hospitais”, o que torna ainda mais necessária a capacitação das pessoas, pois ela pode acontecer, por exemplo, dentro de casa ou em locais públicos, onde o aparato médico é muito pequeno.  “A idade mais predisposta coincide com aquelas de risco tanto para infarto como para acidente vascular cerebral, que nos homens acontece a partir dos 45 anos e nas mulheres a partir dos 55 anos”, finalizou.

Dentre os participantes do circuito de reanimação estava Carlos Alberto Bueno Martins. O funcionário público de 53 anos avaliou a iniciativa da Liga do Trauma como extremamente positiva, pois dessa forma é possível prestar um atendimento imediato à vítima antes da chegada do socorro e assim reduzir as suas chances de morte.

As atividades do dia nacional foram realizadas pela primeira vez em 2013, quando a Liga do Trauma do Maranhão levantou a bandeira da capacitação e a partir daí a ideia passou a nortear os trabalhos nos outros municípios brasileiros, tendo a FURG aderido à causa já em 2014, por intermédio da liga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Texto: Rodrigo de Aguiar

Fotos: José Silveira

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Compartilhe!

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Avalie esta postagem:
0

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Visitante Domingo, 25 Junho 2017
   

Novidades por e-mail!  

Nome:
Email:
   

Webradio Papareia News  

   

Clima  

   
Anuncie Aqui!
   
Anuncie aqui - Lateral Retangulo
   

   
© Papareia News - Todos os direitos reservados| 2012-2014

Login

   

Facebook

Twitter

YouTube