set 242012
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar;

Fotos: José Silveira.

rodrigo@papareianews.com

Aconteceu na manhã de ontem em Rio Grande, na Rua Marechal Floriano, o desfile em homenagem ao dia 20 de setembro, diversas pessoas acompanharam a passagem de militares e tradicionalistas em uma apresentação de mais de duas horas que comemorou o aniversário de 167 anos da Revolução Farroupilha. Excepcionalmente em 2012 a celebração teve de ser realizada três dias depois da verdadeira data, os motivos foram as más condições climáticas e a impossibilidade da saída dos cavalarianos diante dos alagamentos causados pelas chuvas. O sol forte e o céu azul contribuíram para um grande espetáculo.

Pontualmente às 10h cavalarianos da 6º Região Tradicionalista e da Polícia Militar estiveram no palanque oficial e diante das autoridades ali presentes abriram o desfile.

A Brigada Militar trouxe a Rua Marechal Floriano seus pelotões, viaturas de policiamento ostensivo e programas sociais, entre eles o PROERD, que é realizado nas escolas e tem como objetivo a conscientização das crianças para que não façam uso de drogas. Soldados do Pelotão de Operações Especiais (POE) mostraram seus equipamentos de contenção de distúrbios civis e arrancaram aplausos da comunidade presente. Como uma subdivisão da Brigada Militar os bombeiros apresentaram suas viaturas de combate a incêndios e resgate de vítimas, junto a elas estavam os filhos dos militares devidamente vestidos a caráter. Já Polícia Rodoviária Estadual desfilou com um de seus veículos de patrulhamento da ERS-734. A Associação de Patrulheiros Mirins do Rio Grande e funcionários do Plano de Auxílio Mútuo do Porto do Rio Grande (PAM) encerraram o desfile cívico-militar que foi seguido pelos vários tradicionalistas.

Participaram homens, mulheres, jovens e crianças que cultivaram os hábitos e tradições gaúchas. Estima-se que mais de 2 mil cavalarianos de diversas entidades locais tenham participado das comemorações que ingressaram a tarde de domingo.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044