ago 172013
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar

Foto: Divulgação

rodrigo@papareianews.com

Procedimento consiste em identificar o eleitor através da impressão digital

Escolher nossos representantes através da urna eletrônica está ficando cada vez mais comum. Além de seguras, elas dotam de uma prática extraordinária e os resultados obtidos com o seu uso podem ser conhecidos algumas horas após o encerramento da votação.

Mesmo sendo apontadas como a forma mais eficaz para o processo eleitoral, nosso país quer avançar ainda mais e usar a tecnologia a favor da segurança na hora do voto. Nos últimos anos, o Tribunal Superior Eleitoral, através da Justiça Eleitoral vem realizando o uso da biometria, a ideia consiste em identificar o eleitor através da impressão digital. Inicialmente praticada em alguns municípios brasileiros, a tecnologia pretende ser totalmente aplicada no país até 2018.

No Rio Grande do Sul, o Tribunal Regional Eleitoral optou por iniciar o recadastramento biométrico nas cidades de menor eleitorado, o que possibilita um maior controle do sistema, que gradativamente atingirá todo o contingente de eleitores gaúchos. Rio Grande ainda não está incluída na programação de recadastramento dos eleitores, o que segundo o chefe de cartório, Luiz Henrique Marques, deve acontecer até 2017. É importante ressaltar que, o método de identificação tradicionalmente conhecido pela comunidade, segue normalmente para as eleições do ano que vem e também de 2016.

O servidor público explicou que este procedimento acontece apenas em anos não eleitorais e que a população rio-grandina será informada no momento em que o recadastramento estiver sendo realizado no município. A cidade conta, nos dias de hoje, com aproximadamente 148 mil eleitores e a intenção é possibilitar que o recadastramento ocorra com o tempo, diferentemente do que aconteceu em outros locais do país.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044