nov 112013
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar

Fotos: Secretaria de Controle e Serviços Urbanos

rodrigo@papareianews.com

O projeto “Luz Para Todos” irá instalar 18.596 pontos de luz nos mais de 60 bairros do município

Uma questão de segurança, paisagismo e respeito com o cidadão rio-grandino. A prefeitura municipal está desenvolvendo o projeto “Luz Para Todos”, que irá instalar 18.596 pontos de luz nos mais de 60 bairros do município. Em alguns lugares as lâmpadas mistas estão sendo substituídas pelas de vapor de sódio, que propiciam, além de maior luminosidade, uma economia de até 50%, por possuírem uma voltagem menor.

Uma das vantagens da lâmpada de vapor de sódio é sua a durabilidade: enquanto as tradicionais possuem uma vida útil de cerca de 20 dias, as novas podem chegar a dois anos. Além delas, estão sendo trocados todos os mecanismos, entre eles relés e alças de sustentação.

Dos 18.596 pontos, já foram instalados mais de seis mil, contemplando Povo Novo, Quinta, Santa Rosa, Carreiros, Cohab  IV, Cidade de Águeda, Proflurb I e II, Nossa Senhora de Fátima, Castelo I e II, Bosque, Vila Recreio, São João, São Miguel, Parque Marinha, Parque São Pedro, Vila Trevo, Jardim Humaitá I e II, Parque Universitário, Cibrazém, Bucholz, América, Rural, Junção, Santana, Vila Eulina, Lar Gaúcho, Getúlio Vargas, Barra Nova e Velha. Na maioria destes bairros, quase as suas totalidades foram concluídas, restam apenas às denominadas “vias rápidas”, onde serão instalados reatores de 100 e 150 watts. Os próximos bairros a receberem melhorias na iluminação serão Parque Coelho, Bernadeth e Vila Maria.

O titular da pasta disse ainda que em janeiro de 2012 a conta mensal chegou ao valor de 370 mil reais

De acordo com o secretário de controle e serviços urbanos, Nilson Pinheiro, essas modificações proporcionarão uma economia na taxa de iluminação pública, o que irá beneficiar tanto o município como os munícipes. O titular da pasta disse ainda que em janeiro de 2012 a conta mensal chegou ao valor de 370 mil reais. A implantação do projeto em sua totalidade gerará uma economia de um milhão de reais por ano.

Ainda segundo Pinheiro, da totalidade de reclamações de problemas de iluminação que chegavam à secretaria, mais de 70% concentrava-se no perímetro entre o Povo Novo até a São Miguel e dentro deste percentual, mais de 20% vinham do bairro Parque Marinha.

Atualmente, todo o sistema da Secretaria de Controle e Serviços Urbanos é informatizado. Com isso é possível à obtenção de dados mensais, que auxiliam no trabalho desenvolvido e na elaboração de estratégias para um melhor atendimento da comunidade.

Nilson aproveitou para informar que os rio-grandinos podem entrar em contato com a secretaria para solicitarem serviços ou realizarem denúncias através dos telefones 3231-4549, 3231-1763, 3231-1758 e 3232-3437.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044