fev 012014
 

Matéria e fotos: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com

Ação foi realizada na Rua São Leopoldo, na entrada do balneário

A Secretaria de Município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade realizou na noite de ontem mais uma blitz Balada Segura. A ação aconteceu na Rua São Leopoldo, no balneário Cassino, e contou com o auxílio da Brigada Militar na realização das abordagens. A operação, que está em sua quarta edição em 2014, teve como objetivo principal detectar a presença de condutores que pudessem estar dirigindo sob o efeito de álcool e os submeter ao teste do bafômetro.

De acordo com o secretário titular da pasta, Edson Lopes, desde maio do ano passado, quando foi assinado o contrato entre a Prefeitura, Brigada Militar e Detran-RS, foram organizadas neste período 23 operações nos mais diversos pontos da cidade. Em um computador são cadastrados todos os veículos que passam pela barreira, são registrados o nome dos condutores que passarão pelo teste do etilômetro e também outras possíveis infrações cometidas ou falhas encontradas nos veículos, que possam gerar notificações.

Entre os motoristas que realizaram o teste estava Rogério Souza. O vendedor, de 44 anos, disse que a operação Balada Segura é de fundamental importância para a diminuição de acidentes de trânsito, causados na maioria das vezes por condutores que estavam dirigindo embriagados. Ele, que é rio-grandino, mas atualmente reside em Porto Alegre, foi pego em uma das edições sob o efeito de álcool e como o resultado do teste foi maior do que 0,33 ele teve sua carteira de habilitação cassada e atualmente responde processo na esfera criminal. Com o índice de embriaguez desta vez apontando zero, ele foi rapidamente liberado pelos agentes de trânsito.

O condutor que não quiser se submeter ao teste do bafômetro não é obrigado a fazê-lo, no entanto os policiais informaram que diante disso o motorista é autuado por negação e para retirar o veículo deverá chamar outra pessoa habilitada para isso e se não fizer terá seu automóvel rebocado pelo guincho e levado para o depósito do Detran.

Em um sistema são anexadas todas as informações dos condutores abordados

Ainda de acordo com Lopes, taxistas e moto-taxistas também passam pelo teste, são liberados apenas os ônibus do transporte coletivo para evitar atrasos nos horários das viagens e também por presumir-se que estes profissionais encontram-se plenamente sóbrios. Cada operação tem a duração de aproximadamente três horas e o número de veículos abordados não segue um critério específico, mas a média de abordagens gira em torno de 80 automóveis.

Enquanto estivemos no local acompanhamos a abordagem de 27 motoristas e nenhum deles apresentou sinais de embriaguez e não foram registradas outras infrações. Segundo um dos agentes de trânsito que acompanhava atentamente os procedimentos, este registro de condutores sóbrios vem aumentando cada vez mais com o decorrer das operações, o que mostra um amadurecimento das pessoas com relação ao uso consciente do volante.

Ao longo da temporada de veraneio deverão acontecer outras ações como estas e os resultados positivos mostram que realmente está havendo uma mudança de comportamento por parte dos motoristas.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044