dez 152013
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar

Foto: Divulgação

rodrigo@papareianews.com

O consumo de legumes, verduras e frutas deve ser aumentado, eles são de fácil digestão e afastam aquela sensação de estômago cheio

Com a proximidade da estação mais quente do ano é necessário tomar alguns cuidados com a saúde e principalmente ter bons hábitos alimentares para curtir o verão da melhor maneira possível. Para isso o blog Papareia News conversou com duas especialistas em nutrição, que passaram algumas dicas sobre como aproveitar os três meses de calor intenso da forma mais saudável.

De acordo com a nutricionista Daiane Trindade, o consumo de legumes, verduras e frutas deve ser aumentado, eles são de fácil digestão e afastam aquela sensação de empachamento, ou seja, estômago cheio. A hidratação e a atenção com os perigos da contaminação também devem ser observados como ótimos aliados do organismo.

No momento do preparo das refeições, como almoço e jantar, a utilização de temperos naturais, como orégano, alho, cebolinha, salsa e alecrim, também é importante e Daiane alertou ainda para que seja dada preferência para as carnes magras: peixes e aves devem ser grelhados, assados ou cozidos. A ingestão de alimentos gordurosos deve ser evitada, pois eles dificultam a digestão e podem provocar mal estar. Alimentos com leite e ovos não podem ser consumidos em temperatura ambiente, pois o calor aumenta a possibilidade de proliferação de bactérias que podem causar dores de cabeça, diarreia e vômitos.

O consumo de sorvetes também é possível, mas devem ser observados os menos calóricos e mais refrescantes, que são basicamente aqueles constituídos a base de água e polpa de frutas. Daiane concluiu lembrando que a saúde é o mais importante, portanto ela não deve ser sacrificada com dietas milagrosas que colocam em risco o seu bem estar.

Por sua vez, a nutricionista Juliette Carvalho reiterou o conselho de consumir líquidos, principalmente água. Segundo ela, o consumo diário deve chegar aos dois litros, pois muitas vezes, quando sentimos fome, é nosso corpo que está desidratado. Aos veranistas de plantão, Juliette fez um alerta: cuidado ao consumir milho na beira da praia. As pessoas devem evitar o excesso de sal, pois o mineral eleva ainda mais o cansaço e a pressão arterial.

Para refrescar, a profissional indica a ingestão de sucos naturais. Como sugestão, bata no liquidificador mamão, limão e cenoura, pois os sucos antioxidantes estimulam o sistema imunológico, além de prevenirem inúmeras doenças. Para evitar intoxicações alimentares, as refeições devem ser realizadas em ambientes que apresentem boas condições de higiene e o consumo de saladas cruas deve ser estimulado, pois elas possuem fibras, que auxiliam na digestão.

Outro grande aliado do organismo durante o verão é o açaí. De acordo com Juliette, é uma fruta que ajuda a baixar o colesterol, além de ser rica em ferro e ajudar a melhorar as celulites, tão temidas pelas mulheres. Junto aos sucos naturais, faça bom proveito de picolés e saladas de frutas, pois além de serem refrescantes possuem vitaminas e minerais extremamente importantes para o metabolismo dos alimentos.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044