set 122013
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar

Fotos: José Silveira

rodrigo@papareianews.com

jose@papareianews.com

As viaturas encontram-se em um armazém do Porto Velho

Cem anos de serviços prestados à comunidade; cem anos salvando vidas; cem anos presente no dia a dia dos rio-grandinos. Enfim: um século de atuação na terra de Silva Paes. Rio Grande ostenta os títulos de pioneira em diversos aspectos: somos a primeira cidade do estado, temos aqui o primeiro clube de futebol do país e dentro deste contexto histórico temos também um Corpo de Bombeiros centenário!

O dia primeiro de janeiro de 1913 marca o início dos serviços no município, que foi instituído por meio do Ato nº 623, do então Intendente Municipal, Sr. Augusto Álvaro de Carvalho. Em 18 de agosto de 1952, o então Contingente de Bombeiros de Rio Grande, foi encampado pela Brigada Militar e recebeu a denominação de Companhia Especial de Socorro, passando a ser administrada pelo 6º Batalhão de Polícia Militar.

De lá para cá, outras diversas denominações foram atribuídas ao serviço na cidade e hoje, sediando 3º Comando Regional de Bombeiros, é responsável por administrar 22 municípios da Região Sul do Estado, tendo como Comandante o Major Marco Leandro Petry.

No último dia 5, a centenária corporação viveu mais um momento histórico. Para comemorar tão importante data, foi realizada uma formatura alusiva aos cem anos de criação do serviço e junto a ela um grande presente foi entregue: duas novas viaturas de combate a incêndio, doadas pelo Expresso Embaixador.

Caminhões contam com o que há de mais moderno em termos tecnológicos

Durante o evento, realizado nas dependências da empresa em Rio Grande, estiveram presentes o Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Fábio Duarte Fernandes, o Comandante do Comando do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, Coronel Guido Pedroso de Melo, a banda de música do 4º Batalhão de Polícia Militar, o Prefeito Alexandre Lindenmeyer, o representante da empresa Fábio Fonseca e demais homenageados da solenidade.

Para saber essas e outras informações, nossa equipe esteve na tarde de ontem conhecendo as novas viaturas, que em um primeiro momento encontram-se depositadas em um armazém do Porto Velho. O início de operação delas depende ainda de procedimentos internos, junto ao comando em Porto Alegre, e de obras no quartel, localizado na Rua General Vitorino.

Durante a visita, fomos acompanhados pelo Capitão Alonso, Tenente Barros e Sargento Torres, este último realizou a manobra das viaturas para fotos. Os caminhões, da marca Volvo, modelo VM, contam com o que há de mais moderno em termos tecnológicos para o atendimento de ocorrências de todos os portes, deixando o grupamento rio-grandino equipado com sete veículos de combate a disposição.

O início de operação depende ainda de procedimentos internos

Adaptados pela empresa especializada em veículos de emergência Mitren, as viaturas possuem um tanque de água com capacidade para quatro mil litros e uma bomba de propulsão equivalente a 750 galões por minuto. Faz parte ainda da estrutura interna dos caminhões um tanque de 300 litros de Líquido Gerador de Espuma, utilizado para a contenção de sinistros que envolvem, na grande maioria das vezes, produtos como combustíveis.

Torre de iluminação, para uma melhor visualização do local da ocorrência, gerador de energia, mangueira de 20 metros de comprimento, sistema de rádio comunicação, guincho elétrico, sirene e sinalizadores completam a estrutura dos novos caminhões. O valor investido pela empresa de transporte, que em 2006 fez a doação de duas viaturas para o município de Pelotas, foi de 900 mil reais.

O investimento total foi de 900 mil reais

Gerador permite a ativação da torre de iluminação no momento das ocorrências


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044