jun 082013
 

Matéria e fotos: Rodrigo de Aguiar.

rodrigo@papareianews.com

Prova acontece a bordo de um Volkswagen 19-330, modelo Constellation.

Mostrar desenvoltura no volante, este é o desafio proposto na primeira etapa da Gincana do Caminhoneiro 2013. O evento promovido pela Revista Caminhoneiro, com patrocínio da MAN Latim América e apoio da Cummins, tem como objetivo reunir os profissionais das estradas para uma prova de slalom, onde a habilidade e destreza são pontos norteadores para vencer a etapa classificatória e carimbar o passaporte para a grande final em que estará em disputa um caminhão zero quilômetro.

Em Rio Grande os testes estão sendo realizados no posto Buffon da Barra em uma ampla estrutura que conta com atendimento médico, orientações educacionais ministradas pela Polícia Rodoviária Federal e palestras sobre as modificações introduzidas com a entrada da tecnologia Euro V. Em outro espaço é possível conhecer os modernos caminhões MAN e agendar um teste-drive no estande da marca.

Para a realização do teste é preciso habilitação nas categorias C, D ou E. Durante a volta experimental o condutor poderá guiar um veículo nas condições tradicionais, equipado com uma carreta, dando mais realidade na operação do caminhão.

Segundo o coordenador da gincana, Orivaldo Quatrini, são esperados, aproximadamente, cerca de 600 caminhoneiros e até o momento mais de 350 já realizaram a prova de slalom e concorrem a uma das cinco vagas para a final que acontecerá em novembro na cidade paranaense de Foz do Iguaçu.

Orivaldo Quatrini, coordenador da gincana que nos acompanhou na volta de apresentação.

A prova é realizada com um caminhão Volkswagen 19-330, Constellation, e os tempos são cronometrados por uma empresa regularmente inscrita na Confederação Brasileira de Automobilismo.

O percurso, até o momento, estava sendo concluído pelos primeiros colocados no tempo de 22 segundos, diferenciando-se uns dos outros apenas nos milésimos. Em um âmbito geral, 25 segundos é o período de permanência de todos na pista e classificam-se aqueles que em menor tempo percorrerem a arena de prova e não derrubarem nenhum dos cones dispostos ao longo do trajeto.

Para comprovar o grau de dificuldade participamos junto ao coordenador Quatrini de uma volta de apresentação, a qual se mostrou extremamente difícil e com manobras de tirar o fôlego.

Quem estava por lá era o experiente e quatro vezes finalista Sandro Dani, o caminhoneiro de 43 anos, morador da cidade catarinense de Ibicaré contou que aprovou mais uma vez o caminhão disponibilizado e disse que planeja no futuro adquirir um pesado da marca.

Interessados em participar podem até este domingo, às 21h, comparecerem no local e inscreverem-se, é necessária a apresentação da carteira de habilitação nas categorias C, D ou E e não há a necessidade de comparecimento com o veículo de trabalho, uma vez que a prova é realizada com o 19-330.

Essas e outras imagens podem ser conferidas clicando aqui.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal ministram palestras sobre segurança no trânsito até este domingo.

Em outro espaço dúvidas sobre a tecnologia Euro V eram sanadas por profissionais da marca.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044