jan 242014
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar

Foto: Divulgação

rodrigo@papareianews.com

Folder oficial de divulgação do evento

Aconteceu entre os dias 22 e 24 de janeiro a exposição Mulher em Cor, promovida pelo artista plástico rio-grandino João Eli, com o apoio da pinacoteca Matteo Tonietti e Secretaria de Município da Cultura. O evento foi realizado no Espaço Cultural da Livraria Vanguarda e faz parte do projeto “Artista no Museu”, que pretende aproximar o artista da comunidade além de valorizar suas criações.

Trabalhando com pintura há 52 anos, João Eli realiza um trabalho eclético, retratando assim diversos temas. Segundo ele, a ideia de organizar uma exposição e criar pinturas com o tema feminino começou na década de 80, em um evento da Semana da Consciência Negra, onde a luta da mulher africana o inspirou a iniciar este tipo de pintura. Em uma simpática entrevista ele contou um pouco mais de sua trajetória no ramo da arte.

Ao longo de sua carreira, Eli foi premiado em Gramado após participar de uma campanha publicitária de uma rede de supermercados da cidade e também recebeu o prêmio de primeiro lugar do Salão de Arte Imperial Marinheiro Marcílio Dias em um concurso com a temática “Marinha no Rio Grande do Sul”, onde concorreu com mais de 200 trabalhos de artistas rio-grandinos e de outros municípios do estado.

Na questão de eventos e incentivos culturais João também teve grande atuação: ele foi o primeiro artista a expor na Casa de Governo, no balneário Cassino. A exposição aconteceu no ano de 2006 durante a temporada de verão. Foi também organizador do Maio Cultural em 2005, evento com uma ampla programação que contou, inclusive, com a apresentação de seus trabalhos artísticos.

A partir de agora, João vai desenvolver um trabalho de divulgação de sua arte nas escolas, através da gravação de um CD com fotos de 28 obras de sua autoria. O projeto terá o apoio da Universidade Federal do Rio Grande e do Art Estação, espaço o qual João ajudou a fundar.

Na mostra realizada na Livraria Vanguarda, foram utilizadas técnicas de aquarela e tinta acrílica e os trabalhos apresentados são cópias dos originais, que foram sendo comercializados pelo artista. Para dar continuidade a suas criações, Eli conta com o apoio de duas empresas: Aquarela Tintas e a Klinger, as quais ele faz questão de divulgar com orgulho.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044