jul 192013
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar;

Fotos: Arquivo blog Papareia News.

rodrigo@papareianews.com

Até que ponto a admiração em comum por jornalismo entre dois amigos pode chegar? Confesso que se essa pergunta me fosse feita há quatro anos, com toda a certeza ela não teria resposta.

O início desta caminhada remonta o ano de 2009 e uma aula de não lembro qual matéria no curso pré-vestibular. Entre uma conversa e outra no intervalo descubro que naquele meio havia uma pessoa tarada por fotos e que não largava aquela câmera por nada. Arrisco até dizer que deva ser o aluno com mais registros fotográficos de um local que carinhosamente, ou por força do costume, chamamos de cursinho.

Sabendo daquele gosto por fotos passamos a manter contato, até porque também fotografo, mas meus modelos são outros, possuem seis rodas ou mais.

Após um ano aproximadamente, eis que surge mais uma edição da Festa do Mar e com ela grandes atrações. Além da tradicional programação, estavam previstas as apresentações da premiada e reconhecida Esquadrilha da Fumaça e do grupo Roupa Nova, o qual apenas havia visto na televisão e em DVD.

Como o gosto por jornalismo já falava alto, resolvi entrar em contato com a Força Aérea Brasileira para poder acompanhar o pouso e decolagem dos aviões mais de perto e assim guardar aquelas fotos para arquivo pessoal, ou quem sabe um pequeno jornal, feito já no computador, que circularia nos limites de minha casa e que não atingiria um público maior do que quatro leitores.

Por esta mesma época, ou mais ou menos antes, recebo a notícia de que aquele fotógrafo hobista que conheci no cursinho também era fã do Roupa Nova, e que um contato mais próximo com os artistas estava perto de acontecer. Aquele seria o último, mas mais agitado final de semana da Festa do Mar (a na época namorada e hoje esposa do fotógrafo que o diga, não é verdade?).

Naquele momento, Rio Grande já estava consolidada como responsável pelo desenvolvimento de riquezas através do Polo Naval, mas a chegada da Plataforma P-58 alavancaria ainda mais este status e colocaria o município em um outro patamar da indústria naval. Lá estávamos nós com câmeras em mãos registrando mais um fato na história da cidade mais antiga do estado.

Com o final de todos aqueles acontecimentos, foram mais alguns meses de contatos, até que em julho de 2012, durante a semana de prevenção a incêndios, em um exercício simulado na escola Bibiano de Almeida, surgiu à ideia de externalizarmos estas coberturas. “Mas como?”, perguntávamos-nos.

“Um blog, quem sabe?” surgiu a resposta do outro lado durante uma conversa no antigo e recentemente desativado MSN. “Tudo bem, um blog, mas de que forma abordaremos os assuntos?” “Em imagens e textos, oras! Eu me predisponho a escrever e tu fotografas”. Pronto, estava a partir deste momento lançada a semente de um projeto que não se sabia se duraria um mês.

Qual será nossa primeira matéria? Que tal a simulação de incêndio que os bombeiros estarão promovendo? Lá foram os desconhecidos e inexperientes repórteres conversar com os militares. Diante da aceitação, o primeiro passo estava superado, mas restava outro, a autorização da direção da escola.

Um nervosismo que não acabava mais começava a tomar conta à medida que a fila em direção a porta da secretaria diminuía. Estava se confirmando a primeira matéria ou estaríamos nós diante do primeiro não? Uma rápida conversa de cinco minutos terminou com a angústia! Estava então criado o blog Papareia News, depois de muitas sugestões de nomenclaturas.

Atualmente contamos com mais de 65.000 acessos e mantemos nosso compromisso de informar a comunidade sobre o que está acontecendo de mais importante em nosso município.  Gostaríamos de dizer que todo este sucesso não seria possível sem o seu prestigio, amigo leitor. Esperamos poder contar com suas sugestões, elogios ou reclamações, pois só assim poderemos construir algo mais próximo das necessidades dos rio-grandinos.

Fazem parte da equipe os fotógrafos José Silveira, Jéssica Silveira e Daniel Corrêa, no setor de reportagem Rodrigo de Aguiar, Nicole Soares e Carlos Silveira.

Abaixo é possível conferir uma sequência de imagens que buscam mostrar um pouco da atuação de nosso blog nestes primeiros 365 dias.

Simulação de incêndio na escola Bibiano de Almeida. Julho 2012

A história do aeroclube também foi contada em nossas páginas. Julho 2012

 

 

 

 

 

 

 

A inauguração do SubWay, também foi destaque. Outubro 2012

A febre das figurinhas também ganhou um espaço no blog. Novembro 2012

 

 

 

 

 

 

 

A estrutura do Bob’s Rio Grande também foi mostrada em reportagem especial. Janeiro 2013

Os atletas da Supermaratona foram acompanhados por nossa equipe. Março 2013

 

 

 

 

 

 

 

Realizamos nossa primeira cobertura da Festa do Mar. Março 2013

Quem não acompanhou no sambódromo os desfiles de 2013 ficou informado através de nosso blog. Março 2013

 

 

 

 

 

 

 

Estivemos juntos ao momento mais feliz da história do Sport Clube São Paulo, o acesso para a Primeira Divisão do Gauchão 2014. Maio 2013

Conhecemos a atividade desenvolvida por canaricultores rio-grandinos. Junho 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

Se o povo vai para rua, lá estamos! Junho 2013

Fomos conhecer as obras do shopping Praça Rio Grande. Junho 2013

 

 

 

 

 

 

 

Greve geral? Estávamos na rua trazendo as principais informações em parceria com a rádio Cultura Riograndina. Julho 2013

Entrevistamos o prefeito Alexandre Lindenmeyer sobre os primeiros seis meses de governo. Julho 2013

 

 

 

 

 

 


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044