jan 022014
 

 

Matéria: Rodrigo de Aguiar

Fotos: Divulgação

rodrigo@papareianews.com

O blog Papareia News esteve conversando com o Secretário Nando Ribeiro para saber de que maneira o balneário vem se preparando para a chegada de mais uma temporada de verão. Durante a conversa de quase uma hora, o titular da pasta apresentou a nossa reportagem todas as atividades que estão sendo desenvolvidas em prol da comunidade cassinense e dos mais de 250 mil veranistas que deverão passar pela nossa praia nos três meses da estação mais quente do ano.

Papareia News: Secretário o que vem sendo feito nesse período de início de temporada?

Nando Ribeiro: Olha, realizamos no dia 16 de dezembro uma reunião com os órgãos diretamente envolvidos com a temporada com o objetivo de criação de uma central telefônica, que irá funcionar 24 horas por dia e interligará os órgãos de segurança durante a temporada. Estiveram reunidos representantes da Brigada Militar, Marinha do Brasil, Secretaria do Meio Ambiente, Corsan, Nema, entre outros.

PN: De que forma a população cassinense poderá entrar em contato com esta central?

Um projeto de zoneamento da praia será apresentado para organizar as áreas destinadas aos esportes, som, banho, e jet sky

NR: Os moradores e os veranistas poderão entrar em contato através do número de nossa secretaria, pelo 3236-1300 e nossos telefonistas irão fazer o contato com as autoridades competentes.

PN: Qual a intenção dessas atuações da SEC?

NR: A intenção principal é de proporcionar um veraneio tranquilo. Os ambulantes e demais vendedores reuniram-se na SAC e receberam dicas da SEC e Vigilância Sanitária e também ouviram uma palestra sobre hospitalidade, sobre como tratar o turista nesta temporada. Quem também palestrou para estes profissionais foi o pessoal do Nema, onde apresentaram a importância da limpeza na beira da praia e o descarte de material plástico, que se for feito de forma inadequada poderá prejudicar as tartarugas e demais seres que habitam o nosso litoral.

PN: Por falar em beira da praia, o que está sendo feito para este veraneio?

NR: Foram construídas 22 novas guaritas salva-vidas, no formato pirâmide. No entanto serão utilizadas apenas 18, em virtude do efetivo que foi encaminhado para nosso município. As quatro restantes servirão como reservas e serão utilizadas em casos de reposição. Foram colocados ainda, ao longo da orla, 250 toneis de lixo em parceria com a Unimed Litoral Sul e serão disponibilizados também cerca de 60 banheiros químicos, que serão colocados na beira da praia e na Avenida Rio Grande.

PN: Na questão estrutural da orla, o que vem sendo desenvolvido?

NR: Estamos trabalhando com uma patrola para a formação da “maracha”, que são aqueles pequenos muros de terra que formam os limites de circulação de veículos e delimitam as áreas próprias para banho e aquelas destinadas aos esportes náuticos. Será apresentado ainda um projeto de zoneamento da praia para 2014, que consiste na distribuição da orla para organizar as áreas destinadas aos esportes, som, banho, e jet sky. Esses locais serão demarcados e informados através de placas que serão fixadas nos próximos dias.

No Cassino como um todo estaremos trabalhando com dois tratores de varredura. Duas frentes de trabalho farão diariamente este serviço: uma partindo do Riacho até os Molhes e outra do Riacho até o parque de energia eólica.

PN: E quem não respeitar este projeto de zoneamento, o que irá acontecer?

NR: Todos os órgãos fiscalizadores receberão este material para que o trabalho de fiscalização seja feito com propriedade. De acordo com a Brigada Militar, a primeira abordagem será com o intuito de informar as pessoas, já a segunda será de apreensão dos materiais de quem infringir o que diz o projeto.

PN: No último contato, feito para a realização de uma reportagem em novembro, fomos informados de que as ruas principais, como a Rio de Janeiro, Lisboa e Avenida Rio Grande, receberiam reformas. Como está esta situação?

NR: Com relação às avenidas principais, a secretaria está aguardando o edital de licitação para a compra de materiais que serão utilizados nestas obras. A Avenida Rio Grande receberá recapeamento asfáltico nos dois sentidos, assim como a Lisboa. Já a Rua Rio de Janeiro será reconstruída: na verdade não houve uma preparação do solo, quando ela foi calçada pela primeira vez.

Este reparo deverá ser feito em pouco tempo, interrompemos o fluxo e determinada quadra, fazemos o serviço e partimos para a próxima.

Durante a temporada são aguardados 250 mil veranistas

PN: E a área central da Avenida Rio Grande, vem recebendo atenção?

NR: Sim, com certeza! Lá fizemos a sua pintura e foram feitos trabalhos de varredura. Em setembro foi realizada uma ação, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, onde retiramos árvores que apresentavam risco para a população.

Existe ainda um projeto de colocação de lixeiras que seria realizado em parceria com os empresários, no entanto a Câmara de Vereadores emendou o projeto, o que vem a prejudicar a concretização desse projeto durante o veraneio.

PN: Para encerrar secretário. Quais outras obras estão sendo ou foram desenvolvidas neste primeiro ano?

NR: Foram realizadas ainda duas obras: uma academia ao ar livre, localizada na Rua Cândido Cozza Sobrinho com Avenida Atlântica e a pavimentação do Multipalco. Será instalada também, na beira da praia, uma guarita para a imprensa, assim os veículos de comunicação poderão capturar imagens da movimentação durante o veraneio.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044