set 072013
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar

Fotos: José Silveira

rodrigo@papareianews.com

jose@papareianews.com

Pela primeira Vez desfiles ocorreram na General Netto

Centenas de rio-grandinos acordaram cedo neste sábado, sete de setembro, para acompanharem as comemorações do Dia da Independência. A data, que marca o 191º aniversário do grito às margens do Rio Ipiranga, teve o tradicional desfile militar realizado pela primeira vez na Rua General Netto.

O novo percurso causou estranheza em muitas pessoas, que estavam acostumadas há todos os anos lotarem a Rua Marechal Floriano para assistirem a parada militar. Para a moradora da Vila da Quinta, Tatiane Ferreira, a opinião foi exatamente contrária: a mudança do local do desfile deste ano não teve muitas diferenças. Ela tem dúvidas com relação à organização do dia 20 de setembro, pois os tradicionalistas terão de encontrar um novo lugar para a concentração que geralmente era realizada na região em que os militares passaram.

O desfile teve início com a apresentação da Associação Nacional dos Veteranos Expedicionários, que assistiram combates de norte a sul e de leste a oeste durante a segunda guerra mundial. A maioria dos integrantes possui cerca de 90 anos de idade e foram aplaudidos pela comunidade e pelas autoridades presentes no palanque oficial. Os aposentados da Marinha e a Associação dos Militares da Reserva também participaram em comemoração a data.

Fuzileiros Navais trouxeram os armamentos utilizados na salvaguarda de nossas redes hidrográficas

A banda dos Fuzileiros Navais do Rio Grande ditou o ritmo da parada militar, que foi seguida pelos desfiles dos pelotões Ametista e Renascer, projeto desenvolvido pelo 5º Distrito Naval formado por 44 jovens entre 13 e 17 anos. Militares do Destacamento de Marinheiros e pelotão feminino da mesma instituição representaram a força e o profissionalismo da Marinha na defesa de nossa Amazônia Azul. Uma aeronave, modelo Esquilo, do Esquadrão de Helicópteros, sobrevoou o caminho percorrido em terra pelos soldados.

O Destacamento de Fuzileiros Navais trouxe para a Rua General Netto os armamentos utilizados e os meios operativos para o transporte dos soldados em treinamentos e atuações na salvaguarda de nossas redes hidrográficas.

O 6º GAC desfilou com os militares, o Pelotão de Operações Especiais e viaturas, que são utilizadas para o transporte de tropas e de armamentos. A Brigada Militar participou com o desfile de policiais que realizam o patrulhamento ostensivo e o Pelotão de Operações Especiais, utilizado em situações de distúrbios civis.

Novas viaturas também desfilaram

O 3º Comando Regional de Bombeiros apresentou seus diversos departamentos e as viaturas de combate a incêndio, inclusive as que recentemente foram recebidas através de doação feita pelo Expresso Embaixador.

Grupos escoteiros e a banda marcial da escola Mascarenhas de Moraes encerraram as apresentações. Desfilaram os grupos Silva Paes, Riachuelo e Porto Seguro.

Ao final dos desfiles, assinaturas contra a retirada dos animais da Praça Tamandaré foram coletadas

Ao final da realização dos desfiles a comunidade foi convidada a participar de um abaixo assinado contra a retirada dos animais da Praça Tamandaré. A ideia, de autoria da vereadora Lú Compiani, foi organizada durante a semana e a escolha pelo local se deu em virtude da grande concentração de pessoas. Segundo ela, a intenção é de juntar o máximo de assinaturas e assim encaminhá-las ao Ibama e ao Ministério Público para que uma outra decisão possa ser tomada.

A parlamentar, que contou com o auxílio de uma amiga e de uma assessora, considerou como boa a procura da população e disse que o objetivo era de instalar a mesa no largo Dr. Pio, mas as arquibancadas naquele espaço inviabilizaram a ideia.

Gostaríamos de agradecer a gerência do Hotel Villa Moura por ter liberado nosso acesso para a realização das imagens do alto.

Ex-combatentes deram início as comemorações deste ano

Grupos escoteiros e a banda marcial da escola Mascarenhas de Moraes encerraram as apresentações


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044