dez 052013
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar

Fotos: Assessoria de comunicação da empresa

rodrigo@papareianews.com

Para entrarem definitivamente em circulação, os ônibus dependem ainda da liberação da SMMUA

A comunidade rio-grandina passará a contar nos próximos dias com mais dez ônibus novos. Os coletivos, zero quilômetro, foram adquiridos pela Viação Noiva do Mar, e chegaram ao município na última semana, fazendo parte de um programa permanente de renovação da frota mantido pela concessionária das linhas urbanas. Fabricados pela encarroçadora gaúcha Comil, os veículos, do modelo Svelto, sexta geração, possuem elevador para o transporte de pessoas portadoras de mobilidade reduzida e contam ainda com pega-mão tátil, para facilitar o acesso de usuários com deficiência visual.

Além destes itens, os novos ônibus possuem ainda letreiros digitais, banco para obesos e pintura padronizada do sistema Rio Grande Integrado. Com este acréscimo, a frota adaptada para o transporte de passageiros com mobilidade reduzida chega a oitenta e sete veículos. Em dois anos, foram incorporados ao sistema setenta e quatro ônibus com plataformas elevatórias.

Outra novidade destes dez novos coletivos é a ausência da alavanca de câmbio. Assim como os veículos adquiridos em 2011, estes também possuem câmbio automatizado. Conhecido por V-Tronic, o sistema realiza sozinho as trocas de marchas, fazendo com que o motorista tenha mais atenção ao trânsito e reduza a incidência de lesões por esforço repetitivo a cada viagem realizada.

Os veículos possuem elevador para o transporte de pessoas portadoras de mobilidade reduzida

Os novos veículos foram encarroçados sobre o chassi Volksbus 17-230, Euro V. Esta tecnologia permite uma menor quantidade de emissão de gases poluentes na atmosfera e coloca com isso o município e o país em consonância com as normas de emissões mundiais, regulamentadas pelo PROCONVE P7.

De acordo com o gerente geral da empresa, Eduardo Freitas, o objetivo ao renovar a frota é o de proporcionar maior conforto, segurança e tecnologia aos clientes e colaboradores. Os ônibus, por possuírem caixa automatizada, proporcionam também um maior conforto aos motoristas e usuários.

Para entrarem definitivamente em circulação, os ônibus dependem ainda da liberação da Secretaria de Município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade e, tão logo autorizados, atuarão nas principais linhas atendidas pela empresa. Os coletivos podem ser facilmente identificados pelos prefixos 1301, 1302, 1303, 1304, 1305, 1306, 1307, 1308, 1309 e 1310.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044