set 202013
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar

Fotos: José Silveira

rodrigo@papareianews.com

jose@papareianews.com

Cavalarianos da Sexta Região Tradicionalista solicitaram autorização ao prefeito municipal

Uma sexta-feira para comemorar as tradições. Acompanhados de um bom chimarrão, os rio-grandinos assistiram na manhã de hoje os desfiles em homenagem ao 20 de setembro. A data, que homenageia o ideal farroupilha, contou com a realização das apresentações pela primeira vez na Rua General Netto, passando em frente ao monumento-túmulo do general Bento Gonçalves, onde está acesa a Chama Crioula.

Às 09h45 cavalarianos da Sexta Região Tradicionalista dirigiram-se ao palanque oficial, instalado na Praça Tamandaré, e solicitaram ao prefeito municipal autorização para o início dos festejos. Com a permissão do chefe do executivo, a banda marcial da escola Mascarenhas de Moraes realizou a abertura da primeira parte: o desfile militar.

Aposentados da Brigada Militar e dos Bombeiros iniciaram as apresentações, que foram seguidas pelos pelotões de policiamento comunitário, operações especiais e policiamento com cães. Policiais do grupo de motos fizeram uma apresentação que arrancou aplausos da comunidade expectadora.

Performance arrancou aplausos dos expectadores

Logo em seguida, integrantes do PROERD, alunos da escolinha de trânsito, participantes do projeto de equoterapia e as viaturas do policiamento ostensivo e rodoviário também desfilaram. O 3º Comando Regional de Bombeiros trouxe os equipamentos de combate a incêndio e salvamento de vítimas em altura, além dos caminhões utilizados no atendimento da comunidade.

Viaturas da Polícia Civil e do Plano de Auxilio Mútuo do Rio Grande encerraram a primeira parte dos desfiles.

A segunda etapa foi gaudéria. Invernadas artísticas abriram as apresentações tradicionalistas, que contaram ainda com a participação do pelotão montado da Brigada Militar.

O desfile farroupilha seguiu ao longo da manhã e início da tarde com a passagem de vários CTGs e piquetes.

Protestos

Durante a passagem dos desfiles militar e tradicionalista, um avião sobrevoou a área central com uma faixa, em sinal de protesto ao monopólio exercido pela Petrobrás na exploração do petróleo. Quem também protestou foi um vendedor ambulante. O profissional cobrava a cedência de um espaço para a comercialização de seus churros, que mesmo após idas e vindas ao órgão competente, na prefeitura, ainda não havia tido sua solicitação atendida.

Essas e outras imagens podem ser acessadas clicando aqui.

Vendedor aproveitou para também fazer  seu protesto

Avião circulou durante os desfiles na área central

   


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044