nov 152013
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar

Fotos: Rosângela Solano

rodrigo@papareianews.com

O futebol praticado por mulheres foi reconhecido no dia 11 de maio de 1983, após ser publicado no Diário Oficial da União

Quem foi que disse que futebol não é um esporte praticado por mulheres? A cidade do Rio Grande, considerada o berço do futebol brasileiro, também possui o seu Departamento Feminino que, além de conquistas, tem muita história para contar. A história do primeiro clube de futebol feminino no município remonta o início da década de 80, quando o médico rio-grandino Cecílio Sepúlveda Monteiro Teixeira teve a ideia de criar um clube diferenciado, unindo a delicadeza e a garra feminina. O pioneiro psiquiatra atuou por quatro anos como diretor daquela equipe até então desconhecida no cenário nacional.

Naquela época, a prática ainda não era oficializada no Brasil e por conta disso o time passou a se chamar “Loucurinhas do vovô”. O futebol praticado por mulheres foi reconhecido no dia 11 de maio de 1983, após ser publicado no Diário Oficial da União.

Se o dia 20 de setembro já é extremamente conhecido no estado pelo ideal farroupilha, a data se tornou ainda mais importante com a realização da primeira transmissão radiofônica do Brasil de um jogo de futebol feminino. As duas primeiras partidas, realizadas entre Huracan x Loucurinhas do vovô e Vila São Miguel x Loucurinhas do vovô, acabaram com a vitória das meninas tricolores e ambas as transmissões foram feitas pela rádio Cultura Riograndina.

Meninas interessadas em atuarem no Departamento Feminino do clube devem entrar em contato pelo endereço de e-mail riograndefeminino@hotmail.com

O primeiro jogo oficial de futebol feminino na capital gaúcha aconteceu no dia 17 de abril de 1983. Na partida, realizada no estádio Olímpico, teve Berê como jogadora destaque do time e a equipe comandada pelo técnico José Luiz Amilques Souza foi a campo com a seguinte formação: Joice, Marilda, Luci, Berê, Terezinha, Leci, Marisa, Rosângela, Nerian, Miriam, Vane, Rosângela Solano, Deise, Jolzi, Kátia, Clarozeti, Roberto Fernades.

Em 1997, mais especificamente no dia 18 de outubro, o Departamento Feminino foi ativado, tendo como diretora Nair Mello de Freitas. Logo após, quem assumiu o time feminino foi Rosângela Solano Rodrigues, que recolocou a equipe na disputa dos campeonatos.

De lá para cá, várias atletas se revelaram, merecendo destaque a jogadora Shaiane Madeira Pedroso, que em 2009 jogou pela seleção brasileira de futebol feminino sub-17 e seleção gaúcha em 2010. As jogadoras Keila Pereira, Silviane Pinheiro e Shaiane Pedroso foram campeãs dos Jogos da Juventude representando a cidade de Sorocaba em junho do ano passado.

Atualmente o futebol de campo está sem expressão no Departamento Feminino, porém as gurias estão firmes e fortes em outras modalidades tais como: Futebol de Areia, Futebol de Set e Futsal. Nestas áreas, são 18 títulos de campeão e 1 de campeão regional no Futsal; 14 títulos no Futebol de Set; 1 de campeão e 5 de campeão citadino de Futebol de Areia; e 5 títulos de campeão do Futebol de Campo.

No Futsal são 18 títulos de campeão citadino e 1 de campeão regional

De acordo com a diretora do departamento e vice-presidente do clube, Rosângela Solano, hoje em dia, com o destaque da jogadora Martha, a divulgação do futebol feminino está muito fácil, no entanto a busca por patrocínio ainda esbarra na existência de preconceitos diversos.

Segundo ela, a visão em outros estados brasileiros é completamente diferente e em alguns deles, como São Paulo, as atletas recebem até incentivos para a prática do esporte. Para ela, conduzir um departamento feminino de futebol requer habilidade, principalmente para conduzir os diversos estados de humor das jogadoras e fundamentalmente para marcar seu espaço na história de um clube reconhecido como o mais velho do futebol brasileiro.

Perguntada sobre os planos para o futuro, Rosângela respondeu que pretende se tornar campeã gaúcha do ano que vem e também estar atuando na competição com as duas categorias, sub-17 e adulto. Meninas interessadas em atuarem no Departamento Feminino do clube devem entrar em contato pelo endereço de e-mail riograndefeminino@hotmail.com.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044