nov 252013
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar

Fotos: José Silveira

rodrigo@papareianews.com

jose@papareianews.com

O dia ensolarado, porém ventoso, levou famílias inteiras ao parque de exposições

Mais de duas mil e setecentas pessoas circularam pelo parque de exposições Filinto Eládio da Silveira na manhã e tarde de ontem, durante a realização da segunda etapa do Campeonato Som, Tuning e Rebaixados, promovido pelo grupo Baixos de Rio Grande. A primeira etapa, realizada no último mês de julho, reuniu diversos amantes do automobilismo e motivou os organizadores a mais uma vez trazerem ao município a 101% Eventos Esportivos, empresa responsável pela medição de veículos a nível nacional.

O dia ensolarado, porém ventoso, levou famílias inteiras ao parque de exposições e os visitantes puderam acompanhar a apresentação do Gol Pula Pula, de Novo Hamburgo, que realizou pela primeira vez na cidade sua manobra mais conhecida: o “RL” com um para-choque humano. Algumas pessoas chegaram mais cedo e realizaram o tradicional churrasco, na companhia de amigos e familiares, que se estendeu ao longo de toda à tarde.

Ao redor de todo o complexo a concentração de pessoas era muito grande, no entanto, em volta de uma pista improvisada era ainda mais expressivo: os pilotos Alemão e Vini estavam apresentando suas manobras radicais de tirarem o fôlego. A bordo de um Gol, ano 2007, Alemão realizou diversos “RLs” e arrancava o aplauso do público, que perplexo acompanhava cada movimento. O momento mais tenso da apresentação se deu quando o piloto escolheu pessoas para fazerem “parte do para-choque humano”, onde os voluntários são amarrados e ficam a centímetros do chão.

Débora Miranda, 19 anos, contou que a adrenalina foi demais

Uma destas corajosas foi Débora Miranda. A jovem de 19 anos contou que a adrenalina foi demais e ainda com as mãos trêmulas, garantiu que iria novamente se fosse possível.

Em entrevista ao blog Papareia News, Alemão contou que trabalha com suspensões há quinze anos e que sempre teve carros de competição, tendo iniciado sua carreira como piloto de arrancada. Atualmente ele é o único a realizar eventos no estado e também é pioneiro em fazer “RL” com o “para-choque humano” no país. A equipe que viaja para apresentações é composta de três integrantes: além de Alemão fazem parte ainda os pilotos Vini, com uma moto Hayabusa, que também se apresentou no evento, e “Cabelo”, que realiza manobras de welling, com uma moto CB 300.

O segredo para os “pulos” do carro está nas bolsas de ar, instaladas no lugar dos amortecedores. Alemão disse que a suspensão é composta por duas dessas bolsas na traseira, que quando acionadas liberam 150 libras de pressão em cada uma. O acionamento é feito diretamente no painel e quando o carro está em movimento o pulo, que origina a manobra, chega a dois metros de altura.

Alemão contou que trabalha com suspensões há quinze anos e que sempre teve carros de competição, tendo iniciado sua carreira como piloto de arrancada

Sobre a questão do uso de suspensão a ar em carros e dos riscos que pode trazer se não for feita da forma adequada, Alemão foi enfático: hoje em dia as pessoas procuram sempre pelo mais barato e isto pode ser um grande divisor de águas. Por trabalhar neste setor há 15 anos, Alemão produz as próprias bolsas e elas são compostas por duas malhas de lona e três camadas de borracha, o que a torna um produto altamente seguro. A dica, segundo ele, é sempre procurar um profissional qualificado, pois a suspensão a ar acaba sendo mal vista em virtude dos projetos baratos e mal executados.

Ao ser questionado sobre qual palavra resumiria a atividade exercida por ele e sua equipe naquele momento, nenhuma veio à mente, mas sim a seguinte frase: “adrenalina do começo ao fim!”.

Caminhando pelos corredores, que se formam entre os carros, é impossível não encontrar um que tenha recebido ao menos um prêmio. Conversamos com um grupo de amigos que estavam expondo os troféus conquistados por Micael Gama em outros eventos realizados em Bagé e Jaguarão há mais ou menos sete meses atrás. Segundo Érica Soares, os prêmios foram conquistados em diversas categorias, principalmente na fixa e extreme. Gama sempre participa de competições e recebe o apoio de empresas do setor, em especial o de suspensões.

Para o presidente-fundador do grupo Baixos de Rio Grande, Eduardo Baranski, o evento mais uma vez superou as expectativas, tendo recebido o apoio e admiração do público. Por se tratar de uma segunda etapa de campeonato, diversos competidores de outros municípios estiveram presentes e a vinda da empresa 101% Eventos Esportivos abrilhantou ainda mais à tarde de domingo.

Na edição de ontem foram inscritos apenas para o campeonato de medições 126 veículos, nas mais diversas categorias. Segundo Baranski, a terceira etapa será realizada no ano que vem, mas a data ainda está indefinida.

Quando o carro está em movimento o pulo, que origina a manobra, chega a dois metros de altura

Na edição de ontem foram inscritos apenas para o campeonato de medições 126 veículos


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044