set 142013
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar

Fotos: Eduardo Buchholz, Prefeitura Municipal do Rio Grande

rodrigo@papareianews.com

Chama foi acesa na Praça Tamandaré, próximo ao monumento-túmulo do general Bento Gonçalves

Foi aberta oficialmente na manhã deste sábado, na Praça Tamandaré, próximo ao monumento-túmulo do general Bento Gonçalves, a semana farroupilha em Rio Grande. O evento contou com o acendimento da Chama Crioula e reuniu autoridades civis e militares em uma cerimônia iniciada em frente à Prefeitura Municipal.

O fogo simbólico chegou a Rio Grande nesta sexta-feira, após 14 dias de cavalgada desde Santa Vitória do Palmar, local onde os 35 cavaleiros da 6ª Região Tradicionalista buscaram a centelha da Chama. Na tarde de ontem os tradicionalistas estiveram em São José do Norte, município vizinho que deu início as comemorações Farroupilha com exatamente uma semana para o dia 20 de setembro.

O ato de abertura da solenidade na primeira cidade do estado contou com a participação do prefeito em exercício, Eduardo Lawson, que autorizou o início das festividades e cumprimentou os responsáveis por terem cavalgado durante duas semanas para trazerem o símbolo do Rio Grande do Sul ao município. De lá os Lanceiros Negros e a Guarda de Infantaria Farroupilha de Caçapava do Sul, junto a Banda Regional da Brigada Militar, foram em direção a Praça Tamandaré, onde deram início as homenagens, que culminaram com o hasteamento das bandeiras e o acendimento propriamente dito do fogo simbólico.

A programação em comemoração ao 20 de setembro terá entre os dias 15 e 19 desfiles de cavalarianos em diferentes pontos da cidade e outras programações pertinentes nas mais variadas entidades tradicionalistas municipais. Já na sexta-feira, dia 20, o desfile militar terá início às 09h45 e será seguido pelo desfile farroupilha, que neste ano, assim como no de sete de setembro, acontecerá na Rua General Netto, como forma de homenagem a este outro herói farroupilha.

Autoridades civis e militares presentes na solenidade

A Banda Regional da Brigada Militar acompanhou os Lanceiros Negros e Guardiões de Infantaria Farroupilha até o local do acendimento


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044