mar 172013
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar
Fotos: José Silveira e Daniel Corrêa

rodrigo@papareiranews.com
jose@papareianews.com
daniel@papareianews.com

Com um enredo que homenageou São Jorge, a Unidos da Capivara é a grande campeã do carnaval 2013

Após uma semana de indefinição o carnaval de Rio Grande enfim conheceu a sua campeã. A apuração aconteceu na manhã de hoje, no Centro Municipal de Eventos, e contou com a presença de integrantes das escolas e comunidade em geral. A situação atípica de nosso carnaval começou quando a apuração, que aconteceria no dia 10, foi cancelada em virtude do desaparecimento da urna que continha às notas dadas pelos jurados vindos de Porto Alegre.
Diante da situação e da falta de informações, componentes das entidades carnavalescas organizaram uma manifestação, que interditou o trânsito da Avenida Rheingantz. A via acabou sendo liberada com a informação de que o prefeito Alexandre Lindenmeyer realizaria uma reunião com os representantes para buscar uma solução para o problema enfrentado. Com a resposta de que a urna havia sido levada pela falta de pagamento, uma comitiva foi criada para ir a capital e, mediante pagamento dos jurados, trazê-la para a realização da apuração dos votos. Na última terça-feira o objeto mais cobiçado pelos carnavalescos chegou ao município e foi imediatamente conduzido ao prédio da Brigada Militar, onde os jurados justificaram não conhecerem local seguro para deixarem a decisão na cidade tão logo acabassem as apresentações.

Antes do início da apuração o Presidente da LIESSA, Sandro TC, realizou um reunião com os integrantes das escolas, imprensa e secretários onde foram esclarecidos os motivos que ocasionaram os problemas da edição de 2013 do Carnaval. TC aproveitou o momento para informar que estará deixando a presidência a pedido de seus familiares e amigos. Durante a reunião os representantes fizeram comentários e colocações sobre os acontecimentos.

A apuração contou ainda com o apoio do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar e servidores da Guarda Municipal, que realizaram a segurança a auxiliaram na contenção de uma pequena confusão que se formou próximo ao palco onde seriam lidas e divulgadas as notas.

A CAMPEÃ:

A Unidos da Capivara foi a segunda escola a desfilar na noite de sábado e entrou na avenida com um enredo homenageando São Jorge. A entidade carnavalesca do Parque Marinha confeccionou uma de suas alegorias com inúmeras bandejas de isopor, mostrando assim o valor dos materiais recicláveis. Outro ponto extremamente elogiado e aplaudido pelo público foi a coreografia uma das alas, que promoveu um grande espetáculo após seus integrantes trocarem rapidamente de roupas ao serem cobertos por um longo pano. Com o tempo de 48 minutos, a bateria ainda conseguiu realizar uma performance que chamou a atenção de quem por lá estava, mostrando todo um trabalho de amor e dedicação de seus componentes.

Após o anúncio oficial, a passarela do sambódromo se transformou em um salão de festas e a entrega do troféu premiou e reconheceu os quase 365 dias de preparação de toda a comunidade.

REBAIXAMENTO E ACESSO:

Logo após o resultado da apuração do grupo especial nem tudo foi festa. Quem estará no grupo de acesso do ano que vem é a Grande Rio, que recentemente havia ascendido para o convívio dos grandes e quem passa a participar do grupo especial é a Unidos Zona Oeste, que contou sobre a alegria do carnaval da Vila da Quinta. As escolas Unidos do Mé e Grande Rio foram penalizadas e perderam 50% de sua pontuação em virtude de não ter atingido o número mínimo de componentes. A penalidade aplicada está, segundo a organização, presente no regulamento da Liga.

Em virtude dos problemas que nortearam esta edição, o desfile das campeãs foi cancelado após uma reunião durante a semana que envolveu membros da LIEESA e os representantes das agremiações participantes. Na apuração, foi realizado ainda os sorteios das 50 bolsas de estudos disponibilizadas pelas Escolas e Faculdades QI além da moto elétrica que foi ofertada ao público com o pagamento de 1,00 a mais no ingresso. A divulgação dos resultados contou ainda com a transmissão ao vivo em nossas redes sociais e as principais imagens poderão ser conferidas no álbum especial dedicado a folia de momo.

Classificação das escolas e suas respectivas pontuações:

- 1º Unidos da Capivara: 78,9
- 2º Nós de Casa: 78,6
- 3º Unidos da Rheinghantz: 78,1
- 4º Acadêmicos da P-1: 76,3
- 5º Unidos do Mé: 39,7
- 6º Grande Rio: 37,5


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044