mar 122013
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar

Fotos: Daniel Corrêa

rodrigo@papareianews.com

daniel@papareianews.com

Situação deixou representantes indignados

Com as duas noite de desfiles encerradas à tarde do último domingo estava sendo extremamente aguardada pelas escolas de samba: a passarela que serviu para apresentar o trabalho de um ano inteiro de preparação estaria recebendo a apuração dos votos e revelando as agremiações campeãs da edição de 2013.

Inicialmente marcada para começar às 15h, a única movimentação que se viu foi a de funcionários, que começavam a desmontar as estruturas utilizadas pelo público, imprensa e autoridades locais durante as apresentações. Após alguns minutos, membros das entidades carnavalescas começaram a chegar e não acreditavam no cenário que estavam vendo: o local destinado para a divulgação dos resultados estava vazio e não apresentava sinais de que a situação seria modificada.

Com a demora cada vez maior e os ânimos exaltados, cerca de duzentas pessoas começaram a protestar e questionar onde estavam a urna e as notas dadas pelos jurados vindos de Porto Alegre. Ao longo deste período, representantes da Prefeitura e da LIEESA não foram encontrados para fornecerem informações sobre o que realmente estava acontecendo.

Momento em que os manifestantes tomavam a Avenida Rheingantz em sinal de protesto

Sem receberem respostas, uma manifestação foi rapidamente organizada e trancou o trânsito na Avenida Rheingantz. Agentes da Secretaria de Trânsito buscaram controlar a situação, mas sem êxito. Com o objetivo de escoar o fluxo, que já mostrava certo congestionamento, uma das pistas da avenida foi transformada em mão dupla sendo imediatamente obstruída pelos manifestantes. Motoristas que tentaram retornar foram ameaçados com paus e pedras por algumas pessoas, que também interditaram com lixeiras a Rua 2 de novembro, mas nada efetivamente consumado.

A Brigada Militar foi acionada para conter os ânimos, mas quando os policiais chegaram os manifestantes estavam desbloqueando as vias e se dirigindo ao largo da Prefeitura, onde o prefeito Alexandre Lindenmeyer realizou uma reunião emergencial com os presidentes das escolas de samba. Na sala de reuniões, Lindenmeyer mostrou-se surpreso com tudo que estava acontecendo e lamentou que após as duas noites tal episódio estivesse acontecendo. O chefe do executivo comentou da importância da Liga para a realização do carnaval, mas disse que o controle sobre ela tem de estar dividido entre representantes de cada uma das escolas participantes.

Enquanto na sala de reuniões era procurada uma solução, em outro local foi feito contato com um dos jurados que informou estarem de posse da urna por falta de pagamento e que somente se manifestariam após uma reunião tão logo chegassem a Porto Alegre.

Com a situação indefinida, foi proposto pelo prefeito à criação de uma comitiva que levaria até a capital os presidentes e um representante do município para, mediante pagamento, buscarem a urna e então divulgarem os resultados das duas noites de desfiles.

Antes de encerrarmos gostaríamos de deixar aberto o espaço para o presidente da LIEESA, Sandro TC, caso queira manifestar-se e a Prefeitura Municipal para, se assim entender, quiser apresentar algum esclarecimento. Nossa equipe estará presente na apuração e traremos todas as informações de mais esta etapa de nosso carnaval.

Prefeito Alexandre Lindenmeyer propôs a criação de uma comitiva para ir a Porto Alegre para que, mediante pagamento dos jurados, traga para o município a urna com os votos

Indefinição trouxe preocupação para quem trabalhou durante um ano inteiro nos barracões


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044