jan 192013
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar;

Fotos: José Silveira.

rodrigo@papareianews.com

Franquia chega a Rio Grande movimentada pelo desenvolvimento econômico do município.

A instalação do Polo Naval na cidade do Rio Grande vem proporcionando mudanças latentes no cenário econômico local, tal desenvolvimento está atraindo também franquias que até então eram apenas conhecidas pela comunidade em grandes shoppings e capitais. O estrondoso crescimento populacional foi à mola mestra para que a rede Bob’s investisse no município e abrisse o primeiro restaurante da região.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a rede Bob’s é brasileira, ela foi criada em 1952 pelo tenista americano-brasileiro Robert Falkenburg, campeão do torneio de Wimbledon. Impressionado com o crescimento desta modalidade de serviço nos Estados Unidos, Falkenburg decidiu abrir um restaurante no país para a comercialização de cachorros quentes, hambúrgueres, milk-shakes e sundaes. No entanto, em 1972, o estabelecimento teve de ser vendido e o controle passou a ser realizado por brasileiros natos na cidade do Guarujá, litoral paulista.

Até hoje o primeiro restaurante, instalado no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, segue a arquitetura da época e mantém o cardápio oferecido aos clientes há mais de meio século.

Atualmente são mais de 700 lojas espalhadas por todo o território nacional e o sabor dos lanches brasileiros já chegou ao Chile, Angola e Portugal, internacionalizando assim a marca Bob’s.

Gabriela tornou-se a franqueada mais jovem da rede, com 22 anos.

Já em Rio Grande, a responsável por este novo empreendimento é Gabriela Pinheiro, a jovem de 22 anos é formada em Publicidade e Propaganda e cresceu em meio ao comércio, trabalhando com a venda de materiais de construção na ferragem mantida pelo pai. Segundo ela, a relação da rede de fast food com a cidade começou em outubro de 2011 quando a ABF (Associação Brasileira de Franquias) mostrou interesse na abertura de uma grande marca no município.

Gabriela, que segundo o pai, deveria caminhar com as próprias pernas, resolveu participar do processo de seleção, vindo após a ser selecionada. Entretanto a baixa idade impediu que ela assumisse de imediato a franquia, tendo de ir ao Rio de Janeiro para a realização de testes psicológicos e longas conversas com os diretores da rede. Um regulamento da própria franquia estabelece 25 anos como idade mínima, o que tornou Gabriela a franqueada mais jovem da rede.

Com a inauguração, o restaurante de Rio Grande une-se a outros doze existentes no Rio Grande do Sul e já ostenta os títulos de maior do estado e o primeiro da região. A procura está sendo tão grande que já está sendo cogitada para março a disponibilização de mais sessenta lugares que, segundo a administração, trarão mais conforto e bem-estar. Ainda no mês de março uma sorveteria deverá ser aberta com atendimento ao público voltado para a rua, diminuindo assim as longas filas formadas diariamente.

O horário de funcionamento se dá das 11h às 23h de segunda a sábado e a abertura 24h depende ainda de aprovação.

No último final de semana estivemos conhecendo a estrutura do local para apresentar aos leitores como são produzidos os sanduíches vendidos e quais métodos são utilizados pela equipe que por lá trabalha. O resultado pode ser conferido abaixo.

ESTRUTURA:

Segundo a agente de monitoramento Rubi Kadri o Bob’s Rio Grande é dividido entre os seguintes setores:

Momento em que um dos lanches era preparado.

- Seção de sorvetes: Neste espaço existem as máquinas que servem os sorvetes e os milk-shakes comercializados pelo restaurante. Todas elas são equipadas com o sistema SLP (Sistema de Lógica Programada) que ajuda o operador a identificar se o funcionamento do equipamento está ocorrendo de forma adequada;

- Seção de refrigerantes: No local estão posicionadas as máquinas que servem os sucos e refrigerantes, que possuem como diferencial o fator de serem preparados na hora. Um cilindro instalado estrategicamente injeta gás carbônico no xarope que é lançado após o cliente selecionar a bebida desejada;

- Cozinha: O ambiente mais importante do restaurante é sem dúvida nenhuma a cozinha e, é ali que todos os sanduiches, batatas fritas e tirinhas de frango são preparados. Lá estão a chapa, que cozinha os hambúrgueres, o toaster, responsável pela caramelização dos pães, e a saladeira, onde são estocados os condimentos dos sanduíches. Encontramos ainda a copa, onde são sanitizados todos os insumos utilizados na loja;

- Estoque seco: Já no segundo piso podemos encontrar o estoque seco, onde estão armazenados os produtos que não necessitam de refrigeração, molhos e caldas para sorvetes são alguns exemplos;

- Câmaras de congelamento: Também no segundo piso estão localizadas as câmaras de congelamento, nelas são condicionados todos os alimentos perecíveis que necessitam de refrigeração. Neste local, principalmente, existe uma grande preocupação com o prazo de validade e manutenção da temperatura.

Assepsia é a palavra de ordem em todos os setores do restaurante, a cada 30 minutos todos os funcionários realizam a higienização de mãos e braços através um equipamento que regula o período e pontualmente avisa o momento  seguindo assim o padrão da rede. Outro fato que chama bastante a atenção é a questão da acessibilidade, durante o tempo em que estivemos por lá percebemos claramente esta dedicação. Logo na entrada é possível visualizar rampas que facilitam o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais. Os banheiros são completamente adaptados para receber os clientes com mobilidade reduzida, tornando assim o atendimento mais justo e igualitário.

Gostaríamos de agradecer a todo o time de funcionários do Bob’s Rio Grande pela receptividade e pela atenção dada a nossa equipe.

Quer ver mais fotos? Preparamos uma galeria especial sobre esta visita e o acesso pode ser realizado clicando aqui.

Preocupação com a limpeza chama a atenção, a cada 30 minutos todos os funcionários higienizam mãos e braços.

Acessibilidade é a palavra de ordem no restaurante de Rio Grande e demais cidades.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044