nov 012013
 

Matéria: Rodrigo de Aguiar

Foto: Divulgação

rodrigo@papareianews.com

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos registrados a cada ano

Preocupados com a importância da prevenção do câncer de mama, acadêmicos do curso de enfermagem da faculdade Anhanguera do Rio Grande realizaram na noite de ontem um evento voltado ao tema na cantina da instituição. A atividade integrou a campanha internacional Outubro Rosa, desenvolvida no município desde o último dia primeiro.

De posse de folders e vídeos explicativos, os estudantes abordavam os demais acadêmicos e orientavam sobre a realização do autoexame e outras maneiras de detectar ou não a doença, que se descoberta em tempo hábil pode garantir chances concretas de cura.

De acordo com a professora Patrícia Koukidis, a iniciativa partiu do próprio corpo docente, entre elas a coordenadora do curso Rosane Martins. Os ensinamentos obtidos na disciplina de Saúde da Mulher motivaram os alunos a realizarem este trabalho de conscientização nas dependências da universidade. O atendimento aconteceu no período das 19h às 21h30 e teve como foco principal mulheres dos 20 aos 50 anos, faixa etária tida como a que mais contabiliza casos da doença.

Participaram da atividade cerca de 20 alunos dos mais variados semestres do curso e a ação contou com o apoio da Unimed Litoral Sul e da Secretaria Municipal da Saúde.

Considerado o segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos registrados a cada ano. Em nosso país as taxas de mortalidade continuam elevadas, muito provavelmente por que a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nas décadas de 60 e 70, registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência, ajustadas por idades nos registros de câncer de base populacional, nos mais diversos continentes. Somente em 2012 foram registrados 52.680 novos casos e em 2010 o número de mortes chegou a quase 13 mil pessoas.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/joses963/public_html/papareianews.com/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044